Por que contratar um despachante aduaneiro?

 

 

 

Para realizar uma operação de exportação ou importação é necessário que o interveniente esteja habilitado no Siscomex para tal atividade. E, somente as pessoas abaixo podem ser credenciadas como representantes do exportador/importador para atuar em seu nome no Siscomex:

 

  1. Despachante aduaneiro;
  2. A própria pessoa, no caso de exportação por pessoa física;
  3. Se pessoa jurídica: dirigente; empregado; e funcionário ou servidor especificamente designado, no caso de órgão da administração pública, missão diplomática ou representação de organização internacional.

 

Essa determinação está presente no art. 809 do Regulamento Aduaneiro. Dessa forma, não é obrigatório que a operação de exportação ou importação seja feita por intermédio de um Despachante Aduaneiro.

As grandes empresas, que tem grande volume de exportação e/ou importação, algumas vezes contam com esse funcionário responsável perante o Siscomex e setor específico de Comércio Exterior, com estrutura dedicada a estas operações.

 

Mas por que a maioria das empresas opta pela contratação do despachante aduaneiro?

 

- O comércio exterior é uma atividade que demanda conhecimento técnico, e manter um setor na empresa somente para isto pode ser oneroso e não valer a pena, no caso do volume não ser realmente grande;

 

- O bom despachante aduaneiro conhece a legislação e, se existe algum ponto que não é de seu domínio, sabe onde buscar as informações;

 

- Devido a sua atividade e ao seu dia a dia, está habituado com os problemas, vícios e rotina do que envolve o Comércio Exterior. Em outras palavras, como ele faz a mesma coisa todos os dias acaba ficando muito bom nisso e conhecendo como solucionar problemas que para quem não conhece muito podem parecer complicados;

 

- O despachante aduaneiro geralmente tem seu escritório próximo às Alfândegas e órgãos de fiscalização, o que facilita nos trâmites que precisam ser realizados presencialmente;

 

- Consegue se tornar um consultor, auxiliando com as dúvidas e trazendo informações benéficas para o exportador e importador;

 

- Geralmente é proprietário ou vinculado a uma comissária de despachos, que tem funcionários e toda uma estrutura montada e voltada para atender unicamente as operações de exportação e importação, tornando o serviço especializado;

 

- As boas comissárias mantêm organizados os embarques e desembarques de seus clientes e servem como um apoio, um braço direito para a empresa.

 

A EACE está há 20 anos no mercado, atuando em favor de seus clientes com comprometimento e seriedade. Prestamos assessoria nos diversos trâmites que dizem respeito às operações de Comércio Exterior e não somente no desembaraço.

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